segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Não consigo mais aceitar relações pela metade. Em outras palavras, raspas e restos não me interessam.”


"Me dói ter passado tanto tempo atenta a ele — quando ele nunca ficou atento a mim. E eu passei tanta coisa dura.
Rita Lee canta “são coisas da vida”.

Caio Fernando Abreu

“Mudei muito, e não preciso que acreditem na minha mudança para que eu tenha mudado.”


"E parecia uma menina cheia de fé em tudo aquilo que suspeitava real, embora invisível. (...) labiríntica em suas próprias tramas, tão densas que freqüentemente surpreendo-me atingindo o ponto oposto ao de minha rota anterior."

Caio Fernando Abreu

“Toda a minha saudade, e o meu amor de sempre.” C.F.A.


"Tanto tempo faz que a gente não se via, a saudade me enganou e deu lugar a nostalgia. E já não me interessa onde estivemos sem saber, sobrou em pensamentos a vontade de te ter..."

“Passaram-se meses, ela não o esquecia...”


“Mesmo assim eu não esquecia dele. Em parte porque seria impossível esquecê-lo, em parte também, principalmente, porque não desejava isso. É verdade, eu o amava.”

Caio Fernando Abreu

Que apesar dos pesares, é bom olhar pra trás e ver que pelo menos por alguns instantes já valeu.


"Você me transformou no eufemismo de mim mesma, me fez sentir a menina com uma flor daquele poema, suavizou meu soco, amoleceu minha marcha e transformou minha dureza em dança. Você quebrou minhas pernas, me fez comprar um vestido novo, tirou as pedras da minha mão. Eu te quero como meu ponto final."


Tati Bernardi


“E eu não sei explicar. Acho que é uma questão de amor.” Caio Fernando Abreu


"Por mais elegante, chique e bem comportada que uma mulher seja, ela vai se descabelar toda por causa de um vagabundo. É, ela vai descer do salto quando tiver ciúmes, vai chorar litros de lágrimas quando brigar com ele, vai dizer palavrões, coisas bizarras, mandá-lo para onde o sol não bate. É assim mesmo. Sempre irá haver uma sofisticada dama que morrerá de amores por um belo vagabundo."

[A Dama e o Vagabundo]

“Eu te amo - disse ela com ódio ao homem, cujo crime impunível que cometera era o de não querê-la”. Clarice Lispector


"Contidamente, continuamos. E substituímos expressões fatais como "não resistirei" por outras mais mansas, como "sei que vai passar". Esse o nosso jeito de continuar, o mais eficiente e também o mais cômodo, porque não implica em decisões, apenas em paciência..."

Caio Fernando Abreu

Não lembro de ninguém assim tão à flor de si mesmo.


"Ela sempre fez o que quis. Mas não com... com agressividade, entende? Quero dizer, ela está sempre tão dentro dela mesma que qualquer coisa que faça não é nem certa nem errada, é simplesmente o que ela podia fazer."

Caio Fernando de Abreu fez, pensando em mim.

Ponha uma margarida na sua fossa.


"Existe tanta coisa mais importante nessa vida que sofrer por amor,que viver um amor!
Tantos amigos,tantos lugares,tantas frases,tantos sentidos...
Tantas pessoas novas;Indo,vindo!
Tenha só um mundo pela frente,e olhe pra ele!
Olhe o mundo;é tão pequeno diante de tudo o que eu sinto.
Sofrer dói!
Dói e não é pouco,mas faz um bem danado depois que passa!
Descobri,ou melhor,aceitei;eu nunca vou esquecer o amor da minha vida!Nunca!
Mas agora,com sua licença,não dá mais para ocupar o mesmo espaço.
Meu tempo não se mede em relógios,e a vida lá fora, tá sempre me chamando!"

Ou talvez eu só precise de férias, um porre e um novo amor.


Dá vontade de mandar meia dúzia de gente tomar no cu e correr pra casa chorando, se trancar no quarto pra tomar um toddy e jogar playstation até ficar vesga. Isso de escolher qual cara eu vou vestir hoje fode com tudo. Sempre. É, eu confesso que não é exatamente a realidade que eu esperava encontrar. Talvez isso mude. Talvez você entre na minha vida sem tocar a campainha e me sequestre de uma vez. Talvez você pule esses tres ou quatro muros que nos separam e segure a minha mão, assim, ofegante, pra nunca mais soltar. Talvez você ainda possa pular no rio e me salvar. Ou talvez eu só precise de férias, um porre e um novo amor. Porque no fundo eu sei que a realidade que eu sonhava afundou num copo de cachaça e virou utopia."


Caio Fernando de Abreu.

Com todo perdão da palavra, eu sou um mistério para mim.


“Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.”


Ainda bem, que não estou sozinha. Ela me entenderia: Clarice Lispector

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como se fosse uma caixa...


Tudo que se passa na minha cabeça, eu jogo dentro dela – já está cheia faz tempo – mesmo assim ela continua guardando tudo. Às vezes tira algo e passa pra alguém, mas é só pra me ajudar, que eu sei, e até gosto. Finjo que não, mas gosto... Encontrei ela a pouco mais de um ano, nem dei tanta importância assim. Mas hoje posso afirmar que não era uma simples caixa, como achei , é o maior e verdadeiro presente de Deus. Que poderia ter vindo como uma caixa velha de papelão, mas veio com embrulho e laço lindos e extremamente cobiçados - mas ela é minha, e será minha até ficarmos velhinhas, duas velhinhas corocas, eu e a minha caixa - Caixa onde enfio tudo... Segredos, devaneios, loucuras, alegrias, tristezas, momentos, absolutamente tudo. Coisas, que por vezes, ela nem quer, mas eu insisto em enchê – la, fica tão cheia, mas tão cheia que nem dá pra fechar. E eu sei que nunca irá se fechar pra mim. Tenho raiva de mim, por em algum momento ter duvidado dela. Duvidei. E me arrependo. Mas nem preciso pedir desculpas, por que sei que a minha caixa, vai está sempre comigo e continuarei a entupindo de coisas e ela continuará me dando presentes. Presentes que recebo todos os dias ao abri-la: minha eterna amiga, minha irmã preta, minha caixa de presente, de surpresa, de felicidade, de diversão, de consolo, de amizade...
Minha caixa chama-se: Cintya Carneiro

(Pequenas inspirações - Roziane Souza)

Eu não me contento com pouco!


Eu quero mais.
Mais paz.
Mais saúde.
Mais poesia.
Mais verdade.
Mais noites bem dormidas.
Mais noites em claro.
Mais sorrisos, beijos e aquela rima grudada na boca.


Caio Fernando Abreu


O "pouco" sempre me incomodou. Pode parecer pretensioso da minha parte, mas eu não mudaria uma vírgula na minha forma de ver a vida. Quando me refiro a palavra “pouco”, não falo sobre bens materiais ou conquistas que estão além da minha própria vontade, mas a atitudes que felizmente não estão à venda e só ocorrem mediante a minha força. Não quero arrumar desculpas pra todos os meus atos, quero a solução para alcançar o que procuro.

Mas esquece...


... Aos poucos vou tirá-lo da minha cabeça. Do coração? Ah, eu não sei... Um dia quem sabe. Talvez no dia que aparecer outro como ele, em minha vida, enquanto isso eu fico com a lembrança de um sorriso que “derretia satélites e corações gelados”, totalmente apaixonante, e não só a mim, mas a todos os que o rodeavam. Lembrança de um ser que possuía o dom de tornar as coisas mais alegres, que consegue aflorar tudo que há de melhor em uma pessoa - como fez comigo - mas que não quis pagar pra vê. Enfim, a pessoa mais linda do mundo, o sorriso mais lindo do mundo, que deixou o amor mais lindo do mundo padecer.



(Pequenas inspirações - Roziane Souza)

Ainda bem...


"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."

Cecília Meireles.

Meu sentimento mais urgente.


"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda".

Lispector me entenderia...

Grito Interno


"Mas se eu gritasse uma só vez que fosse, talvez nunca mais pudesse parar. Se eu gritasse ninguém poderia fazer mais nada por mim; enquanto, se eu nunca revelar a minha carência, ninguém se assustará comigo e me ajudarão sem saber; mas só enquanto eu não assustar ninguém por ter saído dos regulamentos. Mas se souberem, assustam-se, nós que guardamos o grito em segredo inviolável. Se eu der o grito de alarme de estar viva, em mudez e dureza me arrastarão pois arrastam os que saem para fora do mundo possível, o ser excepcional é arrastado, o ser gritante."
(A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector.)